Padre Victor
Anjo Tutelar de Três Pontas, MG

Assista a Festa do Padre Victor Aqui

Clique Aqui!

Notícias › 30/04/2014

C8: último dia de reuniões com o Papa. Conclusões previstas para 2015

papa_cardeaisNesta quarta-feira, conclui-se no Vaticano o encontro do Conselho de Cardeais – conhecido como C8 – com a participação do Papa Francisco. Uma nota divulgada pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, afirma que “ainda há muito trabalho a realizar”, de modo que a conclusão está prevista para 2015.

Os trabalhos do presente encontro completaram uma primeira resenha dos Pontifícios Conselhos. Na parte da manhã, o Cardeal Lorenzo Baldisseri falou sobre a preparação do Sínodo. Parte do tempo foi dedicada à previsão de trabalhos a serem realizados entre este encontro e o sucessivo, previsto para os primeiros dias de julho.

A nota informa ainda que a nova Comissão para a Tutela dos Menores terá um primeiro encontro a partir de quinta-feira, 1º de maio até sábado, dia 3, na Domus Sancta Martae. Durante os trabalhos está prevista uma reflexão sobre a natureza e os objetivos da Comissão, assim como sua integração com outros membros representativos de outras áreas geográficas do mundo. O Santo Padre saudará os membros da Comissão.

Pe. Lombardi também informa que na próxima sexta-feira, 2 de maio, se reunirá pela primeira vez o “Conselho para a Economia”, criado pelo Pontífice no mês de fevereiro. O Santo Padre dirigirá uma saudação aos participantes, reunidos na Sala Bolonha, do Palácio Apostólico. O tema principal do encontro serão os Estatutos do Conselho e a previsão do programa de trabalhos do organismo. O encontro deverá durará todo o dia.

O Cardeal alemão Reinhard Marx, Arcebispo de Munique, é o responsável por coordenar este grupo, que é composto por 15 membros, dos quais oito cardeais e sete peritos leigos de várias nacionalidades.

Os outros sete cardeais deste conselho econômico são: Jean Luis Cipriani Thorne, do Peru; Daniel DiNardo, dos Estados Unidos; Wilfrid Fox Napier, da África do Sul; Jean-Pierre Ricard, de França; Norberto Rivera Carrera, do México; John Tong Hon, de Hong Kong e Agostino Vallini, da Itália.

Este Conselho para a Economia vai trabalhar diretamente com o Cardeal George Pell, Arcebispo de Sidney (Austrália), que assume as funções de prefeito da Secretaria para a Economia.

Este Conselho foi criado em 24 de fevereiro, com a finalidade de efetuar o controle econômico e vigiar sobre as estruturas e as atividades administrativas e financeiras dos Dicastérios da Cúria Romana, das Instituições ligadas à Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.

A nova Secretaria, que responde diretamente ao Papa, assume a responsabilidade de preparar o orçamento anual para a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano, bem como a planificação financeira dos mesmos.

Por Rádio Vaticano

Imprimir