A nossa centenária Diocese da Campanha, após revisar o seu quarto Plano Diocesano de Pastoral, como caminho percorrido à luz do Espírito e iluminado pela Palavra de Deus, concluiu o seu novo plano, com o objetivo de formar discípulos e discípulas de Jesus Cristo em Comunidades Eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.
O itinerário que iremos percorrer pelos próximos quatro anos deve estar pautado nos quatro grandes pilares da ação evangelizadora: o pilar da Palavra, o pilar do pão, o pilar da caridade e o pilar da missão. Toda ação pastoral da Igreja deve partir do anúncio (querigma) e culminar com o compromisso missionário; somente assim ela favorecerá o encontro pessoal com Cristo de cada destinatário dessa obra, que visa também resgatar a identidade da pessoa de forma integral, ou seja, na sua dimensão espiritual e social; visto que os desafios e demandas do mundo atual devem ser iluminados pelo Evangelho e transformados pela força do Reino de Deus.
Agradecemos o engajamento responsável e o trabalho já realizado por muitos leigos e leigas, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e as demais forças vivas da nossa Igreja, em suas respectivas ações pastorais. A alegria do Evangelho transforma a vida de todos e nos desperta para a missão. Como nos lembrou nosso querido Papa Francisco: “a vida é missão”. Cabe-nos obedecer ao chamado e acolher o envio missionário, que convida todos os batizados e batizadas a assumirem o anúncio da Boa-Nova com alegria e ardor, isto é, tratar a missão como um paradigma para nossa ação pastoral. A Igreja que “sai” é a Igreja que não perde a consciência do seu estado permanente de missão.
Desejo que cada membro desta igreja particular da Campanha assuma o seu papel significativo como sujeito ativo da missão evangelizadora, sendo protagonista de uma sociedade mais humana e justa. Evangelizar é dever da Igreja, faz parte da sua natureza. Nesta ação, ela escuta, dialoga e encontra, a fim de que possa servir como testemunha de Cristo (EG, 27).
Que o Espírito Santo nos transforme e nos conduza na direção do Reino prometido. Assumamos, com responsabilidade e dinamismo missionário, as orientações propostas e encaminhamentos deste Plano Pastoral com espírito de comunhão e participação, sinodalidade e unidade, para caminharmos juntos como Igreja, testemunha do amor e da fraternidade.
Com bênção de pai e pastor,
Pedro Cunha Cruz
Bispo Diocesano da Campanha-MG