Associação Padre Victor

Notícias › 03/04/2014

Aplicativo ajuda a se preparar e fazer uma boa confissão

untitledAproximar-se do Sacramento da Confissão nem sempre é fácil para alguns penitentes. Muitas vezes, ao não ter uma boa orientação, surgem dúvidas sobre o que fazer para preparar uma boa confissão e o que dizer ao sacerdote.

Pensando nos que desejam estar bem preparados para o Sacramento da Reconciliação, foi desenvolvido um aplicativo para iPad e iPhone que fornece as instruções necessárias sobre o que se deve fazer antes, durante e após a confissão.

O aplicativo foi implementado pelo Instituto de São Josemaria -organismo que promove diversas iniciativas para transmitir a mensagem do Evangelho sob os ensinamentos do fundador do Opus Dei-, e se baseia na popular publicação “Confissão Sacramental”, do Padre James Socias, com a qual o sacerdote tem ajudado muitos a se aproximarem do Sacramento da Reconciliação.

O aplicativo apresenta perguntas para auxiliar o penitente a realizar um bom exame de consciência e explica as condições necessárias para ir à confissão, como é ter dor sincera dos pecados cometidos: “O ato essencial da Penitência, por parte do penitente, é a contrição, ou seja, uma rejeição clara e decisiva do pecado cometido, juntamente com a resolução de não cometê-lo novamente, pelo amor que se tem a Deus que renasce com o arrependimento”.

Ele também descreve como realizar o Rito da Reconciliação, como se devem confessar os pecados e o que se deve responder quando o sacerdote dá a absolvição dos mesmos. Além disso, o aplicativo contém um calendário com lembretes para que o penitente programe suas confissões.

O aplicativo é gratuito para download no iTunes.

O app para um casamento feliz

Este aplicativo não é o único desenvolvido pelo Instituto São Josemaria. Também foi implementada uma iniciativa para rezar a “Novena para um feliz e fiel Matrimônio”. O aplicativo se inspira no próprio São Josemaria Escrivá, que sempre ajudou os casais, assim como aqueles que estão se preparando para o casamento, para que pudessem obter o estímulo e o sentido de sua vocação.

O aplicativo, disponível para iPad e iPhone, incentiva a oração diária a Deus, com a oração da Novena, e também com o Santo Rosário digital.

Por Gaudium Press

Rádio - Associação Padre Victor
X