Associação Padre Victor

Notícias › 19/06/2014

Arquidiocese celebra Corpus Christi

DSC_0273_19062014165257O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, na manhã desta quinta-feira, dia 19 de junho, presidiu a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, na Igreja de Sant’ana, no Centro. A celebração encerrou a 88ª Semana Eucarística, realizada desde o dia 12 de junho.

Durante a homilia, o cardeal incentivou os fiéis a viverem a unidade com Cristo e com os irmãos.

“Jesus está vivo e presente no meio de nós, por meio de sua palavra, nos irmãos e, especialmente, na Eucaristia. É nisso que nós acreditamos e pedimos ao Senhor que aumente a nossa fé. Assim como ouvimos na segunda leitura, ‘o pão que partimos e o cálice que abençoamos é comunhão com o Corpo de Cristo’ (conf. 1Cor 10,16-17). Formamos com Ele um só corpo, assim como há um só pão. Essa é a comunhão que nos une, estamos unidos em Cristo Jesus”, disse Dom Orani.

O cardeal destacou que as procissões de Corpus Christi levam pelas ruas a presença eucarística de Jesus Cristo para o mundo.

“Jesus é o pão que nos alimenta no caminho, no deserto, na história da nossa vida, como alimentou o povo de Deus com o maná enquanto caminhavam para a Terra prometida (Ex 16,4). Jesus caminha conosco, enquanto seguimos para a eternidade. A nossa marcha é com Cristo. Ele está no meio de nós e queremos manifestar isso ao mundo”, reforçou o arcebispo.

A caridade de levar o pão

Ao meio dia, o Cardeal Tempesta rezou o Ângelus, na Catedral de São Sebastião, no Centro, que foi transmitido ao vivo pela Rádio Catedral FM 106,7. Ao contemplar os tapetes que os fiéis, em função da chuva, montaram dentro da igreja, Dom Orani elogiou o empenho de todos e destacou que todo o esforço feito para ornamentar o caminho da procissão com o Santíssimo Sacramento também precisa ser feito para ajudar os irmãos.

“Nesse Ano da Caridade, junto com a caridade de levar o pão espiritual para aqueles que têm fome e sede da palavra, que é o próprio Jesus Cristo, precisamos nos comprometer também com a questão social. Com o mesmo carinho que tratamos o Senhor devemos nos tratar uns aos outros. A violência e os problemas de nossa Cidade precisam ser mudados, a começar por nós”, motivou.

Homenagem pública a Cristo Eucarístico

À tarde, na Igreja da Candelária, na Praça Pio X, Dom Orani presidiu o Ofício de Vésperas, com a participação dos bispos auxiliares, sacerdotes, seminaristas e fiéis. Em seguida, teve início a procissão até a Catedral.

Por Arquidiocese do Rio de Janeiro

X