Associação Padre Victor

Notícias › 12/06/2014

Capela Sistina: iniciada instalação do novo sistema de climatização e iluminação

CapelaSistinaJuizoFinalUma breve cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 11, marcou o início das obras de instalação do novo sistema de climatização e iluminação da Capela Sistina. O Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello, presidiu a cerimônia de bênção das obras e dos trabalhadores. Os trabalhos deverão estar concluídos em outubro.

O purpurado sublinhou como os Museus Vaticanos não podem ser comparados com outros museus, pois “devem representar um itinerário de fé que interroga àqueles que não crêem ou não crêem mais. E se isto é verdadeiro para os Museus, quanto mais o é para a Capela Sistina”, observou. Também presente o Diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, que evidenciou a particularidade da Capela Sistina, por ele definida como “a Capela do mundo”.

Os trabalhos de requalificação do sistema de climatização e iluminação foram promovidos pelo Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano para incrementar o acesso de 700 a 2 mil pessoas por vez na Capela mais famosa do mundo. Serão adotados sistemas para uma melhor limpeza do ar dentro do prédio, ao mesmo tempo em que dará maior atenção à tutela e à conservação dos afrescos.

O custo dos trabalhos, a cargo do Governatorato é mínimo, visto que a empresa Osram doará os aparelhos necessários para a implantação da iluminação e a empresa Carrier o material necessário para a climatização.

A instalação de novas estruturas de luz e ar é necessária para a preservação dos afrescos, visto que os seis milhões de visitadores anuais representam também uma ameaça, em função da umidade dos corpos e da respiração, do anidrido carbônico e das partículas suspensas no ar com a intensa movimentação diária dentro da Capela.

Por Rádio Vaticano

X