Associação Padre Victor

Notícias › 27/05/2014

Congresso Americano da IAM encerra com envio de missionários

IAMCom o tema “IAM da América a serviço da missão” e o lema “Vocês são meus amigos”! (Jo 15,14), o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP) acolheu, de 23 a 25 de maio, o 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O encontro, promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil em parceria com as POM do continente americano, reuniu assessores e coordenadores da IAM de 17 países.

No evento, foram comemorados os 170 anos de fundação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária. Por ocasião desta data, entre os meses de maio de 2013 e maio de 2014, realiza-se o Ano da IAM no Brasil.

Uma celebração de envio, ocorrida no auditório do Santuário de Aparecida, encerrou, na manhã de domingo, 25, o congresso. O momento foi precedido por uma última sessão na qual os secretários dos cinco fóruns temáticos (crianças, adolescentes, juventude, famílias e escola) relataram as conclusões dos trabalhos feitos na tarde do sábado. Houve ainda um momento para as considerações finais e agradecimentos.

De acordo com os organizadores, o evento contou com a presença de 654 assessores da IAM. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária da CNBB, dom Sergio Braschi, sublinhou o fato de o congresso ter reunido representações da maioria dos países do Continente. “Podemos testemunhar o quanto saímos enriquecidos com a presença de representantes de regiões tão longínquas do Brasil e de tantos países que aqui puderam vir”, disse.

O bispo destacou ainda os esforços que o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) vem realizando por meio do projeto da Missão Continental para animar a missão e anunciou os primeiros missionários a serem enviados pelo regional Sul 2 da CNBB (Paraná) à missão na Guiné Bissau: a coordenadora da IAM no estado do Paraná, Elaine Machado, e o diácono Pedro Avelino Langa.

O diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) da Colômbia e coordenador dos diretores das POM no Continente, padre Mário Álvarez Gómez, parabenizou os organizadores do Congresso e relatou o que foi discutido na reunião entre os diretores das POM presentes em Aparecida e os secretários nacionais da IAM. “O que vivemos aqui foi essencialmente apreciar o esforço da Igreja do Brasil que compromete todas as igrejas do Continente”, afirmou.

Uma das decisões do congresso foi a criação de uma Confederação Americana de IAM formada por representantes de todos os países para coordenar o trabalho de animação. A iniciativa foi da secretária geral da IAM, Jeane Baptistine, que veio de Roma para participar do evento. “Estou certa de que foi um encontro que enriqueceu a todos para seguir servindo, com as crianças, para a evangelização de outras crianças”, afirmou.

Ao encerrar os trabalhos, o sentimento geral era de satisfação. “Olhando no rosto sorridente dos participantes e ouvindo seus comentários, na conclusão do Congresso, deu para sentir uma satisfação, uma grande alegria por tudo o que aconteceu nestes dias”, destaca o diretor das POM no Brasil, padre Camilo Pauletti.

Por CNBB com POM

X