“Os grandes homens não morrem! Deixam de existir na terra, para viverem no coração agradecido dos povos e nas páginas incorruptíveis da História… Padre Victor é desses homens; não morreu, portanto!… Está vivo, neste povo inteiro, que viu, que ouviu, que sentiu, e admirou, e louvou, e chorou tão nobre, tão imponente, tão respeitável, e, ao mesmo tempo, tão humilde, tão simples, tão modesto vulto, cuja só lembrança basta para nos honrar a Pátria, e nos cobrir de bênçãos”
Soando na mais simples capela ou na torre de majestosa catedral, os sinos comunicam fatos e reúnem a comunidade. Atentos a sua voz, corações se irmanam no culto e nos sentimentos.
Por reconhecer essa importante tradição religiosa, a Paróquia Nossa Senhora d´Ajuda, com o apoio dos fiéis e devotos, idealizou a confecção de um quarto sino, homenagem ao Beato Padre Victor, para compor o campanário que já possuía três sinos, sendo dois do período do paroquiato do Beato Pe. Victor..
No dia 25 de março, o sonho se concretizou. Houve uma Santa Missa presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Pedro Cunha Cruz, concelebrada pelos Reverendíssimos Padre Ednaldo Barbosa e Padre Antônio Carlos de Oliveira. Padre André Luis da Cruz, por motivo de compromisso, chegou no final da cerimônia.
Após a homilia Dom Pedro abençoou o sino com toda a solenidade, aspergindo com água benta e incensando.
Ao término da Santa Missa, a assembleia ouviu a primeira badalada pelas mãos ungidas de Dom Pedro.
O sino foi batizado com o nome Beato Padre Victor, homenagem à virtude e ao valor do Anjo Tutelar de Três Pontas.
Nele há a inscrição:
“Gratidão dos devotos de Padre Victor.
Paróquia Nossa Senhora d´Ajuda.
Associação Padre Victor.
Sino Beato Padre Victor – 20l7”
Finalmente, no dia 26, após a missa das 10 horas e 30 minutos, o sino foi levado à torre por um guindaste, de onde pendiam a bandeira da Paróquia Nossa Senhora d´Ajuda, o banner do Beato Francisco de Paula Victor e o brasão do Bispo Diocesano.
Olhos fitos no Alto, numerosos fiéis acompanharam o acontecimento, aplaudindo e entoando o Hino ao Padre Victor.
Agudos, médios e, agora, graves são os sons dos sinos da Igreja Matriz d´Ajuda, que elevarão nossas preces a Deus, pela intercessão da Senhora d’Ajuda e do Beato Pe. Victor para nossa querida Três Pontas!
Graças e louvores ao Senhor que permitiu esse momento.
Graças às autoridades religiosas, aos devotos e romeiros do Padre Victor pela colaboração de cada um nesse acontecimento histórico para a cidade!
Beato Francisco de Paula Victor, rogai por nós!