Associação Padre Victor

Notícias › 07/03/2014

Encontrados outros nove rolos do Mar Morto

pergaminho-do-mar-morto3Durante o seminário “A história das grutas de Qumran”, organizado pela Faculdade de Teologia de Lugano, na Suíça, foi anunciada a descoberta recente de mais nove rolos dos chamados Manuscritos do Mar Morto, guardados em 3 recipientes. Os Manuscritos do Mar Morto são fragmentos de textos da Torah, ou pedaços da literatura judaica, de cerca de 2 mil anos de idade.

Os rolos foram encontrados em recipientes mantidos no Museu de Israel, na seção artefatos de Qumran. Os recipientes já haviam sido retirados das cavernas de Qumran na época das escavações de 1952 – conduzidas pelo arqueólogo Roland de Vaux -, mas não tinham sido abertos nunca. Eles foram examinados pela Autoridade de Antiguidades de Israel usando uma técnica fotográfica especial, indicando que em cada recipiente se encontravam 3 rolos. O material assim encontrado é extremamente frágil, por isso se requer uma grande perícia para removê-lo dos recipientes, processo que certamente levará algum tempo.

Independentemente das especulações fantasiosas, espera-se que os manuscritos contenham os textos tradicionais da Torá (o primeiro conjunto dos cinco livros da Bíblia), provavelmente alguns versos do Deuteronômio. Entretanto, especialistas estão se perguntando por que um material que há tantas décadas foi descoberto ainda permaneça em estudo e por que os resultados ainda não foram publicados. Espera-se que as novas tecnologias ajudem a dar os resultados finais.

Por Gaudium Press

X