Associação Padre Victor

Notícias › 21/03/2014

Humildade e oração para não “matar” a Palavra, pede Papa

topicPara não “matar”, no coração, a Palavra de Deus, é necessário ser humilde e capaz de rezar. Essas são duas atitudes indicadas pelo Papa Francisco ao comentar o Evangelho, na Missa desta sexta-feira, 21, na Casa Santa Marta.

Se um cristão não é humilde e não reza, pode se apropriar da Palavra de Deus e configurá-la ao próprio gosto. As reflexões partiram do Evangelho do dia, em que Jesus conta a parábola dos vinhateiros que mataram os servos e o filho do patrão para tomarem posse da herança. O relato foi uma forma de Jesus mostrar a que ponto se chega por não ter o coração aberto à Palavra de Deus.

“Este é o drama deste povo, e também o nosso drama! Apropriaram-se da Palavra de Deus, e esta se tornou palavra deles, uma palavra segundo os seus interesses, as suas ideologias e teologias… a seu serviço. E cada um a interpreta segundo a própria vontade, segundo o próprio interesse. Este é o drama deste povo. E para conservar isso, mata. Isso aconteceu com Jesus”.

Os chefes dos sacerdotes e dos fariseus entenderam que a parábola se referia a eles e então procuravam matar Jesus. Assim, a Palavra de Deus se torna morta, aprisionada. E é exatamente isso que acontece com o homem quando ele não se abre à novidade da Palavra e não a obedece, explicou Francisco.

O Papa lembrou, contudo, que ainda há esperança, pois a Palavra de Deus morreu no coração desse povo e pode morrer também no coração do homem de hoje, mas não acaba porque está viva no coração das pessoas simples, humildes, do povo de Deus. Apesar do desejo de matar Jesus, os fariseus tinham medo da multidão que considerava Jesus um profeta.

“Aquela multidão simples, que seguia o Senhor, porque aquilo que Ele dizia fazia bem ao seu coração, a aquecia e não a fazia errar, não usava a Palavra de Deus para o próprio interesse, pois ela a ouvia e procurava ser um pouco melhor”.

Na conclusão, o Papa falou das atitudes que os fiéis devem ter para não matar os ensinamentos de Jesus: humildade e oração.

“Com humildade e oração seguimos adiante para escutar a Palavra de Deus e obedecê-la. E assim não acontecerá conosco aquilo que aconteceu a este povo: não mataremos para defender a Palavra, aquela na qual nós acreditamos, mas que está totalmente alterada por nós”.

Por Canção Nova, com Rádio Vaticano

X