Associação Padre Victor

Notícias › 11/04/2014

Igreja de Brasília realiza a 6º edição da Via Sacra dos Surdos

untitledA Igreja, preocupada em amparar e dar assistência aos que mais necessitam de amor e atenção, tem promovido diversas iniciativas pelo Brasil, incentivando seus fiéis a prática da Fé e da anunciação da Palavra do Senhor.

Neste ano, os projetos envolvendo pessoas que possuem diversos tipos de deficiência, sejam elas físicas ou mentais, provam que a Igreja vem dando essa oportunidade e espaço para o desenvolvimento de uma cultura do encontro, a mesma comentada pelo Papa Francisco, durante sua passagem pelo Brasil pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Em Brasília, será realizada a 6ª edição da Via Sacra de Surdos, às 16h, no Aeroclube de Brasília, localizado na 903 Sul, com entrada franca.

Aliás, a ideia originou-se no ano de 2009 com a intenção inicial de ser feita uma encenação da Paixão de Cristo para um pequeno grupo de surdos pertencentes a Pastoral dos Surdos de Brasília.

Contudo, o evento acabou proporcionando resultados além do esperado, não apenas pela qualidade da apresentação, mas também pela quantidade de pessoas que prestigiaram a encenação.

Atualmente, o grupo tem aproximadamente 120 atores surdos e 30 atores ouvintes e intérpretes que auxiliam na organização do espetáculo.

Além disso, as apresentações contam com a participação de deficientes físicos e surdos e cegos.

Em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o espetáculo assim é realizado, com o auxílio da tradução simultânea feita por interpretes para os ouvintes não fluentes em libras e da audiodescrição, para os deficientes visuais.

As músicas da encenação são interpretadas em libras por cantoras surdas. Nesta edição, curiosamente, haverá a participação de uma cantora deficiente visual.

No ano passado, mais de 4 mil pessoas acompanharam a apresentação. Os organizadores do evento esperam que neste ano, o público venha em dobro para assistir o espetáculo. (LMI)

Por Gaudium Press, com Arquidiocese de Brasília

X