Associação Padre Victor

Notícias › 26/06/2014

Júri do Prêmio Pombas de Ouro pela Paz entrega apelo ao Papa

20 09 pomba da paz 2Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 25 de junho, o júri do Prêmio Arquivo Desarmamento Pombas de Ouro pela Paz entregou ao Papa Francisco o apelo “Três passos para a paz”.

O apelo se dirige ao Santo Padre para que desperte a consciência da opinião pública sobre os custos morais, em particular perda de vidas humanas e deslocamento de populações causados pelos conflitos espalhados pelo mundo, começando pelo Mediterrâneo.

Os “Três passos para a paz” sugeridos pelo Arquivo Desarmamento são: Primeiro, difundir o apelo lançado pelo Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para prevenir o uso de armas nucleares que causariam problemas climáticos, biológicos e ambientais catastróficos, que nem mesmo uma aliança entre as maiores potências do mundo seria capaz de conter.

O segundo, conscientizar os Governos e o recém-eleito Parlamento Europeu a reforçar a legislação a fim de controlar a produção e venda aos países terceiros de armamentos convencionais.

E o terceiro, apoiar o direito-dever dos países europeus a socorrer e dar acolhimento legítimo para aqueles que atravessam o Mar Mediterrâneo fugindo de conflitos, violações dos direitos humanos e da fome.

Este ano, o Arquivo Desarmamento concedeu o Prêmio Pombas de Ouro pela Paz a três jornalistas italianos. O Prêmio Internacional foi atribuído aos pescadores da ilha de Lampedusa, no sul da Itália, onde os habitantes socorrem os imigrantes em dificuldade. Esta ação de solidariedade pode complementar, mas não substituir a ação dos poderes públicos. A operação “Mare Nostrum” realizada unilateralmente pela Itália e hoje em risco de fechamento pelos seus custos financeiros, deve, segundo Arquivo Desarmamento, ser feita pela Europa.

Por Rádio Vaticano

X