Associação Padre Victor

Notícias › 28/04/2014

Membros das Cáritas do Cone Sul reunidos em Recife

1_0_794586Para iniciar o processo preparatório rumo ao XVII Congresso Latino-americano e Caribenho da Cáritas, está em andamento em Recife (PE), o “Colombianito Cone Sul” – um seminário que reúne representantes da entidade do Brasil, da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai.

Até terça-feira, 29, os participantes debatem o tema A dimensão social da evangelização na América Latina e no Caribe e o lema Uma Só Família, alimento para todos. De acordo com a Diretora-Executiva Nacional da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, a finalidade do encontro é responder ao desafio da Rede Cáritas na região em viver com entusiasmo e alegria o Evangelho da fraternidade e da justiça no tempo atual.

Como parte das mobilizações para a campanha mundial Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas, o seminário irá debater temas relacionados ao desenvolvimento, à segurança alimentar e à pobreza. Além de uma análise de conjuntura da realidade política e social da América Latina e da Igreja, grupos temáticos irão discutir tópicos como emergências e gestão de riscos, equidade entre mulheres e homens, juventude e comunicação. O seminário, segundo Maria Cristina, também será um momento de avaliação dos últimos quatro anos de caminhada da Rede Cáritas na América Latina e da construção de ações conjuntas para os próximos anos.

Para a Diretora-Executiva, além das Cáritas presentes no Cone Sul poderem dialogar sobre os avanços e os desafios de cada país, a importância do seminário está em criar “oportunidades de construção conjunta de ações”, tendo em vista a realização do Congresso Latino-Americano e Caribenho que irá aprofundar as temáticas da fome, da pobreza e das desigualdades na região. “Nesse Colombianito, vamos nos debruçar sobre as nossas realidades no Cone Sul”, comentou.

Neste sentido, a Rede Cáritas dá continuidade à construção e definição de propostas de ações para a campanha mundial. “A campanha nos desafia a enfrentar a realidade de pobreza, de fome e de desigualdade que milhões de pessoas ainda sofrem. Ela nos dá a oportunidade de voltar o nosso olhar para os empobrecidos, para construirmos propostas efetivas de mudança. Vivenciar e enfrentar essas realidades é buscar viver verdadeiramente o projeto de Jesus Cristo”, salientou Cristina.

Em Recife, além de especialistas, também está presente o Bispo Presidente da Cáritas América Latina e Caribe, Dom José Luis Azuaje Ayala.

Por Rádio Vaticano

X