Associação Padre Victor

Artigos › 22/06/2020

Nas pegadas de Jesus Cristo, devemos seguir firmes

jesus-1250023-640

A fé em Jesus nos leva a vivermos como Ele viveu; e a maneira de Jesus viver é totalmente contrária ao modelo de vida que nos é apresentado pelo mundo tão conturbado. Somos convidados a sermos testemunhas fiéis na fé, na caridade, no bom exemplo cristão, porque “O Bem nunca Muda”. Por isso, durante este espaço da vida que temos aqui na Terra, precisamos ser adestrados no amor. Assim como aprendemos a cantar cantando, a nadar nadando, a tocar violão tocando, também se aprende amar amando.

Por isso Deus nos pôs ao lado uns dos outros e nos fez família. Suscitou no coração de cada um de nós a capacidade de amar. Na vida, há momentos de luz e de sombras: às vezes, tudo parece claro; outras vezes, não se vê bem quase nada. Nossa fé passa também por períodos contrastantes que até se alternam num ciclo de presença e de ausência. Trata-se de uma pedagogia da vida, do próprio mistério de Deus que se dá a conhecer, mas nos indica que Ele se ausenta sem deixar de estar presente. Esse aparente paradoxo traz consigo uma possibilidade de nos fazer crescer na fé. Para quem crê, não é difícil descobrir a misteriosa, mas real presença de Cristo.

Como caminhar seguindo os passos de Jesus?

Caminhar nas pegadas de Jesus, hoje, é ser chamado a uma vida comunitária, como resistência contra-cultural, enraizada no silêncio, na solidão e na oração, em solidariedade com todos, especialmente os mais pobres de nossa sociedade. Assim como as plantas não crescem se puxarmos suas folhas, mas ao contrário, só crescerão quando as regarmos e oferecemos o calor do sol e uma terra fértil, assim também somos nós. Ninguém cresce se não encontrar um ambiente que ofereça gratuitamente amor declarado, presença sincera, verdade amorosa, vibrante encorajamento. É dessa forma que fazemos com que plantas e pessoas cresçam tornando-se tudo o que possuem como semente.

Por Eduardo Rocha Quintella – Fraternidade S. J. da Cruz OCDS-BH Adorador noturno Boa Viagem, Canção Nova

X