Associação Padre Victor

Notícias › 26/06/2014

Papa defende direito à pesquisa e formação científica

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira, 26, os professores e alunos do Curso de verão organizado pelo Observatório Astronômico Vaticano, sobre o tema “Galáxias: próximas e distantes, jovens e antigas”.

Diante dos estudantes provenientes de 23 países, inclusive do Brasil, Francisco defendeu o direito de todos os povos de terem acesso à pesquisa e à formação científica, definindo um “desafio”, principalmente para os cientistas, universalizar os benefícios do progresso neste campo.

Para o Pontífice, as ciências podem ser um instrumento apto e eficaz para promover a paz e a justiça. E, por isso, pede aos estudantes que, ao regressarem a seus países, compartilhem os conhecimentos adquiridos.

“Somente uma pequeníssima parte da população mundial tem acesso a esses conhecimentos, que abrem o coração e a mente às grandes interrogações que a humanidade sempre se põe: De onde viemos e para onde vamos? Que sentido tem este universo de 100 mil milhões de galáxias? A busca de respostas a estas perguntas nos predispõe ao encontro com o Criador”, declarou Francisco.

O Papa acrescentou que a Igreja aprecia o progresso científico, pois reconhece o enorme potencial que Deus deu à mente humana, assim como uma mãe se orgulha quando os seus filhos crescem “em sabedoria, idade e graça”.

Por Rádio Vaticano

X