Associação Padre Victor

Notícias › 16/06/2014

Populorum Progressio aprova projetos para América Latina

01032011-01menina_agua_na_cabecaA Sala de Imprensa da Santa Sé publicou, nesta segunda-feira, 16, um relatório sobre encontro da Fundação Populorum Progressio para a América Latina e Caribe, que ocorreu nos dias 11 a 13 de junho no Vaticano.

De acordo com o documento, dos 135 projetos apresentados para 2014, foram aprovados 125, totalizando um investimento de cerca de US$ 1, 8 milhão.

Os projetos deste ano estão voltados para a formação de crianças e jovens. Desta forma, a Fundação vai apoiar as pequenas empresas e as comunidades católicas em seus projetos de desenvolvimento humano. São diversos pequenos projetos em diferentes áreas, como a criação de poços de água potável, criação de bancos de sementes, construção de centros comunitários, apoio projetos de saúde, entre outros.

Segundo o relatório, o Papa Francisco ao receber em audiência os membros do Conselho de Administração, reiterou que as instituições católicas não são ONGs, e desta forma, devem operar de acordo com uma antropologia que vê na pessoa não apenas “uma boca para alimentar, mas também a sua dimensão espiritual”.

O Papa apontou que a ideologia centrada no “deus do dinheiro” descarta duas categorias de pessoas: as crianças, o futuro da sociedade, e os idosos, a memória histórica. Francisco destacou também a situação do desemprego entre os jovens, que os torna presas fáceis para o vício e o crime.

Por fim, Francisco pediu a Fundação que trabalhe em benefício dos jovens, por meio de projetos de educação e formação profissional.

O Relatório foi concluído com uma exortação para que toda a Igreja colabore com as arrecadações da Fundação, de forma que os projetos tenham êxito em toda a América Latina e Caribe.

Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé

X