Associação Padre Victor

Notícias › 19/05/2014

Vaticano apresenta relatório anual do IOR

iorA Sala de Imprensa do Vaticano publicou, nesta segunda-feira, 19, o relatório anual sobre as atividades financeiras da Santa Sé, referente a 2013. O documento foi preparado pela Autoridade de Informação Financeira (AIF), composta para a vigilância dos trabalhos do Instituto para Obras Religiosas (IOR), popularmente conhecido como Banco do Vaticano.

O relatório destaca que em 2013 houve grande progresso no trabalho de monitoramento das atividades financeiras, seja por parte das instituições vaticanas, seja por parte dos organismos internacionais que, em parceria, auxiliaram no processo.

“A avaliação realizada em dezembro de 2013 por Moneyval, o comitê de Peritos, sobre o andamento das medidas contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, o Conselho da Europa, e as nossas estatísticas nos permitem dizer que agora temos em vigor um sistema correto e equivalente para prevenir e combater a criminalidade financeira, um sistema que está bem alinhado com os padrões internacionais”, declarou o diretor da AIF, René Brülhart.

O diretor informa ainda que, em 2013, a AIF tornou-se membro da Egmont Group, a rede global de unidade de informação financeira. Com isso, assinou diversos acordos para institucionalizar a mútua colaboração na luta contra lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Foram assinados protocolos com a Alemanha, Itália, Holanda, Eslovênia e Estados Unidos.

A Sala de imprensa aponta que em 2014 a AIF conduziu a primeira inspeção ordinária no Instituto para as Obras Religiosas (IOR), conforme a nova lei XVIII estabelecida pelo Papa Francisco em outubro de 2013. A inspeção colocou em evidência os progressos e passos concretos dados nos últimos 12 meses.

Por fim, a nota da Sala de Imprensa informou que essa primeira inspeção traçou novos procedimentos de ação para 2014, de modo a melhorar e desburocratizar os processos atuais.

Autoridade de Informação Financeira

Autoridade de Informação Financeira (AIF) é a autoridade da Santa Sé / Estado do Vaticano, responsável pela supervisão e informação financeira, a fim de prevenir e impedir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

Instituída pelo Papa Bento XVI , com Carta Apostólica em forma de Motu Proprio em 30 de Dezembro de 2010, a AIF cumpre suas atividades institucionais de acordo com o Estatuto anexo ao Motu Proprio e a Lei CXXVII, de 30 de dezembro de 2010, posteriormente alterada e completada pelo Papa Francisco.

Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé

Rádio - Associação Padre Victor
X