Associação Padre Victor

Notícias › 02/04/2014

Vaticano recorda Dia Mundial de Conscientização do Autismo

201442755_Autismo2013Nesta quarta-feira, 2, dia em que se celebra o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, o Vaticano publicou uma mensagem de “proximidade e solicitude” ao autistas e familiares. O presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, assina o texto intitulado “A esperança que vem da colaboração e da confiança”.

O arcebispo polonês exprimiu a solidariedade da Igreja para com a realidade que vivem os autistas, dirigindo-se em particular “às famílias que partilham quotidianamente esta experiência”.

Dom Zimowski exortou a não “perder a esperança”, reiterando que é necessário apoiar as famílias para que não se sintam perdidas. O arcebispo apontou um caminho de integração na comunidade, rompendo o isolamento e as barreiras impostas pelo preconceito, através do reforço das relações interpessoais.

Nesse sentido, apelou ao apoio do compromisso social, com ações conjuntas no âmbito do tratamento, da informação, da comunicação e da formação, favorecendo a mudança para uma verdadeira compreensão e para a aceitação da síndrome, que nunca nega ou diminui a dignidade de que é revestida cada pessoa”.

No documento Dom Zimowski, anunciou a realização no Vaticano, nos dias 20 a 22 de novembro, da XXIX Conferência Internacional com o tema “O autismo, doença de muitas faces: gerar a Esperança”.

Segundo o arcebispo, o evento será uma oportunidade para a comunidade científica, as famílias e as instituições de formação e de inserção social debaterem e assumirem compromissos.

Por Canção Nova

X